Saber o que cada estação está acessando neste momento

Existem muitos softwares e recursos no próprio servidor que possibilitam monitorar o que está sendo usado em uma conexão de Internet, em especial para ver quem está consumindo banda, quem está acessando sites ‘estranhos’, ou até quem está invadindo e se usufruindo da sua banda larga (rede zumbi).
São os aplicativos como o MRTG, por exemplo.
Uma versão básica para Windows, com recursos disponíveis para o freeware (com possibilidade de acesso total na versão paga), é o PRTG Traffic Grapher, disponível para download em http://www.paessler.com/prtg
Com ele você pode monitorar cada uma de suas conexões (recomenda-se a instalação no servidor ou no roteador que faz o compartilhamento do link) e até ver o que está consumindo banda na sua rede.
Para tal função, basta acessar a conexão, e em Top Connections e ver quem são os campeões de consumo da rede.
Se o site possuir entrada no seu DNS, aparecerá o endereço, senão apenas o IP. E para saber qual site que é, basta abrir uma janela do IE e digitar o seu IP lá na barra de endereços. Se você tem um firewall, ou usa um servidor como o Windows Server / Advanced Server, basta incluir os sites na lista de restritos de sua política de grupo (GPO), ou incluir no arquivo HOSTS de cada estação, para bloquear o acesso ao site.
Agora se for o contrário, estiver sendo acessado, use o RRAS para bloquear, e o passo-a-passo está na postagem http://mediugorie.spaces.live.com/blog/cns!1E5807A6D5723B60!859.entry
Para visualizar as telas que estão sendo utilizadas pelo terminal, use o Radmin, com módulo Server instalado no micro desejado, Viewer no micro para controle e acesso via IP.
Já que estou falando de restrições, não deixe de ver o post http://mediugorie.spaces.live.com/blog/cns!1E5807A6D5723B60!931.entry sobre bloqueios diversos.
E para limitar a conexão, determinando quanto cada estação pode acessar, veja o post http://mediugorie.spaces.live.com/blog/cns!1E5807A6D5723B60!889.entry

Publicado por mediugorie

Administrador de Redes de Computadores e Instrutor de Informática para Concursos Públicos

Deixe um comentário